Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

No Comments

Vidros polarizados: A tecnologia que modifica sua cor

Vidros polarizados: A tecnologia que modifica sua cor
Marcos Frota

É incrível como a cada dia que passa, somos surpreendidos com avanços tecnológicos que visa auxiliar as tarefas do dia a dia, e ajudam também a economizar dinheiro. Esse é o caso dos vidros polarizados, que modificam de cor dependendo do ambiente e que podem estimulados através de energia elétrica ou até mesmo da incidência dos raios solares.

A maioria dos prédios novos possui sua sacada tomada de vidros. Além do aspecto da beleza externa, o intuito do uso dos vidros é aproveitar ao máximo os raios solares.

O problema é que quando os raios solares estão mais intensos podem causar efeitos desagradáveis como o calor ou a luminosidade excessiva. É aí que os vidros polarizados entram na história e fazem a diferença.

Esse tipo de vidro consegue essa tecnologia através de um filme de cristal líquido que é colocado entre dois vidros laminados. Esse filme possui polímeros dispersos que quando estão em estado natural, as suas moléculas ficam desalinhadas e causam um aspecto nublado e esbranquiçado ao vidro.

Quando acontece a estimulação, as moléculas se concentram em um único local e dão ao vidro a transparência necessária.

Tecnologia eletrocrômica

Através dos estímulos de energia (seja elétrica ou a energia transmitida pelo sol), o vidro polarizado irá modificando sua cor. É a representação da aplicação prática do conhecido fenômeno de eletrocromismo, que modifica a coloração de acordo com a aplicação de uma diferença de potencial da corrente de energia.

O vidro polarizado com essa tecnologia é constituído de dois condutores iônicos, um filme fino eletrocrômico um reservatório de íons de lítio ou hidrogênio e eletrólito.

A ação da mudança de cor acontece com a inserção de íons de lítio ou hidrogênio, que passam da camada de eletrólito para a camada de filme eletrocrômico. Quando há a aplicação da energia, os dispositivos eletrocrômicos mudam de cor. Quando estão “desligados” encontram-se incolores.

Custo

A tecnologia dos vidros polarizados ainda não é acessível para todas as pessoas. O custo de ter e manter um equipamento como esse é muito alto, o que desanima muitos apaixonados por tecnologia.

No entanto, existem pesquisadores de Harvard que tem aplicado seus esforços no desenvolvimento de uma nova tecnologia de vidro polarizado que baixe esse custo e torne acessível a toda a população.

Vantagens dos vidros polarizados

Os vidros polarizados ajudam a diminuir o consumo de energia com equipamentos de resfriamento de ar, visto que sua função é sempre manter um ambiente satisfatório, com clima confortável.

Além disso, esses vidros também podem ser utilizados para separação de ambientes em escritórios, indústrias e até em residências. Servem como plano de privacidade.

Outra vantagem é que com esse tipo de produto não será necessário investir em blackouts, cortinas, persianas ou outras ferramentas de contar o sol. Os vidros polarizados farão esse trabalho e ainda darão uma estética mais bonita externa e internamente.

Submit a Comment