Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

No Comments

Quais as principais técnicas de movimentação em espaço confinado? – CONECT

Quais as principais técnicas de movimentação em espaço confinado? - CONECT
Marcos Frota

Espaços confinados são locais que não são projetados para habitação humana, com restrições de entrada, saída e ventilação. Embora não tenham sido projetados para esse fim, alguns profissionais precisam acessar esses locais para realizar uma variedade de atividades, como limpeza e manutenção de equipamentos.

Essa tarefa envolve vários riscos para os funcionários e devem ser estabelecidas medidas e procedimentos de segurança para garantir que o trabalho seja realizado sem comprometer a integridade física do profissional. Por isso, é importante conhecer as técnicas mais importantes para lidar com espaços confinados, para que a equipe possa adotá-las durante o trabalho.

Você quer saber o que são? Então continue a ler e descubra agora!

Quais são as precauções mais importantes ao trabalhar em espaços confinados?

Quando um funcionário precisa realizar atividades em espaços confinados, várias precauções devem ser tomadas para garantir a segurança do profissional. Eles são descritos principalmente na Norma Regulamentadora 33 (NR 33) e servem para orientar os profissionais nos procedimentos a serem seguidos nesse sentido.

Primeiro, é importante que você saiba que o procedimento a ser seguido depende do local e da atividade que deve ser executada. É por isso que é essencial ter um técnico qualificado responsável pela orientação dos funcionários.

Ainda existem algumas precauções a serem tomadas em relação a esse tipo de atividade antes da entrada do profissional. A atmosfera do local deve ser avaliada para identificar a presença de toxinas e os níveis de oxigênio disponíveis. Você também deve identificar todos os riscos e encontrar maneiras de eliminá-los para que o funcionário possa executar tarefas com segurança.

O profissional que vai trabalhar no espaço confinado deve receber treinamento e cursos relacionados a esse tipo de atividade. Ele deve ter um certificado validado para fazer o trabalho.

Além disso, alguns profissionais devem estar presentes no trabalho. Você também deve ter um supervisor de admissão responsável pela emissão da permissão de admissão e trabalho (PET). No momento das atividades, ainda é necessário um guarda de segurança, um profissional responsável pela supervisão do trabalho e, em caso de emergência, retira o funcionário do local o mais rápido possível.

Quais são as melhores técnicas para lidar com espaços confinados?

Enquanto trabalha em um espaço confinado, também é essencial que todos os profissionais envolvidos estejam cientes das técnicas de movimento nesses tipos de ambientes. Descubra agora quais são os melhores.

Ponha em prática as regras de sinalização

A sinalização do trabalho em um ambiente confinado é crucial para garantir a segurança do funcionário e de outras pessoas ao seu redor. Portanto, deixe o local bem identificado para mostrar qual área não deve ser inserida por outras pessoas.

Indique também que as pessoas estão trabalhando em um ambiente fechado e que há risco de morte se pessoas não autorizadas visitarem o site. Se o trabalho estiver sendo realizado em uma parte de um dispositivo, também deve ser indicado que a máquina está parada e não deve ser iniciada durante a atividade.

Identifique e isole

Para trabalhos em espaços confinados, o local deve ser identificado e isolado. Para fazer isso, você isola o ambiente e não concede acesso a funcionários ou pessoas não autorizadas.

O site também deve ser isolado de fontes de energia ou outras atividades realizadas no momento da entrada.

Coloque bloqueios no equipamento

Além do isolamento e da sinalização, se houver atividade em uma parte de um dispositivo, é essencial colocar bloqueios para impedir o manuseio. Ou seja, você deve instalar bloqueios ou bloqueios para impedir que alguém ligue ou opere o equipamento por qualquer motivo. Observe que o dispositivo pode não estar conectado a uma fonte de energia.

Executar monitoramento contínuo

O profissional e o meio ambiente devem ser cuidadosamente monitorados durante a atividade. Isso significa que você deve estar ciente das circunstâncias dentro e fora do local de trabalho e deve garantir que não haja risco para o profissional ou alguém que está se mudando. Equipamentos como detectores multigás, ventiladores ou exaustores devem ser usados ​​nessas atividades, pois são essenciais para monitorar e manter condições atmosféricas seguras no espaço confinado.

Se mudanças ou riscos inesperados forem identificados, o trabalho deve ser interrompido imediatamente e o profissional deve ser removido com segurança.

Fornecer equipamento de proteção adequado

Equipamentos de proteção individual e CEPs são essenciais para esse tipo de atividade. O gerente técnico deve avaliar as condições ambientais para indicar quais devem ser usadas pelo funcionário para garantir a segurança durante as atividades.

É de sua responsabilidade fornecer todo o equipamento necessário, para garantir que ele seja de qualidade e certificado para o risco existente.

Quais são as responsabilidades dos empregadores e funcionários?

Além de todas essas recomendações, há responsabilidades específicas para o empregador e empregado durante esses tipos de atividades.

O empregador deve indicar o profissional técnico responsável, o espaço de trabalho e os riscos associados. Também deve garantir a aplicação de normas técnicas e o treinamento de todos os envolvidos no trabalho.

É o empregador que fornece muitas informações sobre o local e é responsável por autorizar o acesso somente após a emissão do PET. Finalmente, é tarefa do empregador remover o profissional do local ou impedir a atividade em caso de risco para o funcionário.

O empregado, por outro lado, tem a responsabilidade de cooperar de acordo com as regras e de usar o equipamento fornecido. Você também deve relatar imediatamente todas as situações de risco identificadas durante as atividades e aplicar o conhecimento adquirido durante o treinamento.

Trabalhar em espaços confinados é um negócio sério. Afinal, é um ambiente que não é projetado para habitação humana e oferece aos profissionais uma série de riscos. É por isso que é tão importante que você entenda os padrões e procedimentos de segurança aplicando as melhores técnicas para lidar com espaços confinados, a fim de garantir a saúde e a segurança das pessoas que trabalham nesses locais.

Em tais ambientes, pode ser necessário usar um soprador de ar. Leia nosso próximo artigo e descubra como você pode escolher o melhor!

Submit a Comment