Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

No Comments

Ambiente de trabalho. Como ele influencia na produtividade!

Ambiente de trabalho. Como ele influencia na produtividade!
Marcos Frota

A maioria das empresas, especialmente as maiores e mais inovadoras, percebeu o quanto o ambiente de trabalho pode afetar o desempenho dos funcionários. Isso ocorre porque os funcionários passam a maior parte do dia lá e se ficam desconfortáveis ​​e felizes onde trabalham, é improvável que eles obtenham uma renda satisfatória.

Portanto, é responsabilidade da organização proporcionar um ambiente em que o funcionário possa se sentir bem e desempenhar suas funções com qualidade. Além disso, trabalhar em um local agradável e harmonioso é um fator que aumenta a produtividade e também motiva o funcionário a permanecer na empresa.

Você verá como o ambiente pode influenciar as relações de trabalho e influenciar o funcionário a desempenhar suas atividades ainda melhor. Confira!

A cooperação e o respeito são centrais

Um ambiente agradável e produtivo também trabalha em conjunto. Não existe um bom clima organizacional se a localização for motivada por competições internas prejudiciais e as pessoas não se sentirem seguras em confiar umas nas outras.

Portanto, a empresa deve ser transparente com seus funcionários e ter líderes capazes de envolver os funcionários com respeito, sem medo.

Também é importante incentivar o trabalho em equipe. As pessoas – não apenas em uma área específica, mas em todos os setores – devem entender que fazem parte da mesma equipe e devem trabalhar juntas para alcançar os resultados esperados pela organização, sem mencionar que o trabalho em equipe geralmente produz melhores resultados e resultados. prazo de validade.

Além disso, qualquer tipo de preconceito e intimidação deve ser extinto da empresa. Não há como uma empresa ter um bom ambiente de trabalho se ainda exibir um comportamento inadequado, seja através da liderança ou de colegas.

Funcionários saudáveis ​​ganham mais

Um bom local para trabalhar também é propício à saúde dos funcionários e vice-versa, o que contribui ainda mais para melhorar a produtividade dos funcionários.

É claro que todos devem desempenhar satisfatoriamente e desempenhar suas funções conforme a empresa espera, mas trabalhar em um local sob extrema pressão e cobrança não é bom para ninguém. O ambiente de trabalho influencia o comportamento das pessoas, o que pode causar muito estresse. O clima geral, portanto, torna-se insatisfatório e o ambiente de trabalho destrói o funcionário e não o contrário.

Mesmo quando o funcionário precisa estar ausente devido a uma licença médica, a empresa permanece atrás da equipe e, consequentemente, perde a produtividade. Portanto, quanto mais saudável o ambiente, física e psicologicamente, melhor o desempenho do funcionário em seu trabalho.

Portanto, é importante que a organização implemente ações e promova campanhas que incentivem a assistência à saúde e forneça um ambiente favorável e seguro para isso.

Finalmente, se possível, fornecer seguro de saúde para os funcionários é uma grande recompensa e uma grande atração. Também existem vantagens para a empresa porque o funcionário se sente mais seguro e, portanto, pode concentrar sua atenção e energia no trabalho.

Investir em segurança e boas condições de trabalho é essencial.

O equipamento de proteção individual ou equipamento de proteção individual, se necessário, é uma parte importante da saúde do funcionário e deve ser fornecido legalmente pela empresa. Além disso, a segurança de todos os locais de trabalho deve ser verificada periodicamente para garantir que os riscos para os funcionários sejam eliminados. Para se ter uma ideia, o Brasil sofre um acidente industrial a cada 45 segundos, em média.

Nesse contexto, é possível afirmar a manutenção correta de máquinas, computadores e outros equipamentos manipulados pelos funcionários, oferecer treinamento e cursos para a correta execução das tarefas, a higiene do ambiente de trabalho e os agradáveis ​​espaços de convivência, para que o funcionário Consiga recarregar as energias ao seu alcance.

Ergonomia cuidadosa aumenta a produtividade

Na maioria dos dias, os funcionários realizam a mesma tarefa por várias horas. Portanto, é essencial que a empresa tenha cuidado com a ergonomia, ou seja, com a postura e o conforto durante as atividades no local de trabalho.

Os funcionários que transportam produtos pesados ​​devem ser avaliados e aconselhados rotineiramente e devem estar acompanhados por um profissional de ergonomia treinado. Dessa forma, você pode garantir a melhor atitude e garantir que o limite de cada indivíduo não seja excedido.

Por exemplo, os trabalhadores sentados devem ter mesas com a altura correta e assentos com suporte para a coluna vertebral para impedir a adoção de posturas incorretas. Por fim, os funcionários que trabalham a maior parte do dia devem ter direito a pequenos intervalos durante a jornada.

É dever da empresa oferecer a eles um ambiente com espreguiçadeiras confortáveis, além de locais onde possam levantar as pernas. É importante lembrar que tarefas repetitivas, posturas incorretas e estresse formam um ambiente propício ao desenvolvimento de problemas de saúde que afastaram 22 mil funcionários em 2017.

A implantação estratégica da equipe evita despesas gerais

Carga de trabalho excessiva é sem dúvida um dos fatores que oferece maior potencial para trabalhadores doentes. Isso ocorre porque, além do cansaço físico para atender a todos os requisitos, há também o esgotamento da mente, que prejudica o funcionário em vários aspectos de sua vida.

Como mencionado, muito estresse no local de trabalho não é positivo para a produtividade. Além de sentir pressão neste local, é bem possível que o funcionário leve suas preocupações para casa, forçando-o a parar de viver com sua família e a realizar atividades agradáveis ​​para cumprir suas obrigações de trabalho . Este não é um comportamento saudável e não deve ser incentivado pelas empresas.

Um bom ambiente de trabalho produz melhores resultados.

Quanto mais satisfeito o funcionário estiver com o local em que trabalha, melhores serão os resultados da empresa. Os funcionários se sentem bem no local de trabalho e são mais facilmente comprometidos com as metas e objetivos da organização. Eles estão cada vez mais se esforçando para contribuir com a empresa e superar as expectativas. Afinal, ele se sente bem-vindo e quer mostrar resultados.

Investir na qualidade de vida e no bem-estar dos funcionários é, portanto, uma prática essencial para qualquer empresa que queira permanecer ativa no mercado e reter talentos. Além do aumento da produtividade, a empresa com um bom ambiente organizacional é mais cobiçada pelos profissionais e pode melhorar sua imagem corporativa.

Agora que você viu a importância do local de trabalho para a produtividade dos funcionários, queremos saber o que sua empresa fez ou o que pode fazer para torná-lo ainda melhor. Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências conosco!

Se você quiser saber mais sobre o SAFE, visite nosso site em www.safesst.com.br. Clique aqui se desejar entrar em contato diretamente.

Submit a Comment