Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

No Comments

Guia: saiba como fazer a sinalização para espaço confinado – CONECT

Guia: saiba como fazer a sinalização para espaço confinado - CONECT
Marcos Frota

Algumas medidas de precaução são essenciais no desenvolvimento de certo trabalho para a saúde e o bem-estar dos funcionários: esse é o caso da sinalização de espaços confinados.

Algumas precauções são essenciais no desenvolvimento de determinadas tarefas de trabalho para a saúde e o bem-estar dos funcionários: este é o caso de sinais para o trabalho em um espaço confinado.

Algumas atividades são mais arriscadas que outras, como trabalhar em espaços confinados. As normas nacionais, em particular a NR 33, determinam vários métodos e diretrizes de trabalho para empresas e funcionários na execução segura de suas atividades. É notável que a responsabilidade corporativa seja muito alta nessa relação de trabalho arriscada!

Deseja saber mais sobre isso? Siga o valor medido e assegure-se de executar essas atividades perigosas e a sinalização correta.

Entender a importância da sinalização em espaços confinados

Estamos falando de uma área que não é projetada para "habitação humana contínua" com "meios limitados de entrada e saída", ventilação "insuficiente para remover contaminantes" ou "onde possa haver falta de oxigênio ou enriquecimento", conforme determinado pela NR 33.

Independentemente do que esteja dentro do espaço confinado, é perigoso por si só; portanto, é indispensável a indicação dessa condição por meio de uma imagem padronizada – responsabilidade assumida pelo empregador, conforme previsto na norma reguladora.

A provisão legal incentiva uma cultura de prevenção de acidentes no setor. Além da vida, saúde e bem-estar do funcionário, a empresa evita litígios, custos de demissão, recrutamento, realocação e melhoria do clima organizacional, pois demonstra sua preocupação com o empregado.

Além disso, mantém sua credibilidade junto ao mercado e agora é visto como um ótimo local para trabalhar e atrair bons profissionais. As diretrizes regulatórias não são um fardo, mas um guia de como as empresas devem desenvolver um método de trabalho eficiente e seguro.

Veja 3 dicas essenciais para sinalização em espaço confinado

Além da obrigação da NR 33 (em particular nos artigos 33.3.2 a e 33.3.3 b) de medidas de sinalização, existem outras pessoas que também são obrigadas a realizar atividades seguras em espaços confinados, como silos, tanques, tubulações, poços, elevadores, chaminés e galerias de esgoto, por exemplo. Veja abaixo!

1. Deixe a sinalização funcionar

Seu funcionário limpará um bueiro? É necessário avisar os que circulam através de sinais, alarmes sonoros, barreiras luminosas e físicas, como corrimãos e cones, que as pessoas estão agindo no interior.

Por exemplo, é possível impedir que a queda de funcionários desavisados ​​passe pelo local e colisões de pessoas com vítimas sejam içadas, por exemplo, em um resgate em um espaço limitado.

2. Sinalização com etiquetas e placas

Em algumas situações, nem é possível abordar a área em que os funcionários realizam suas atividades, porque é proibido proibir o ambiente quando a tarefa ocorre, por exemplo, em um ambiente inflamável com alto potencial explosivo.

No entanto, tarefas aparentemente simples, como abrir ou fechar válvulas, parecem ser marcadas adequadamente por, por exemplo, etiquetas de plástico ou acrílico, para que os responsáveis ​​por essas atividades sejam corretamente identificados.

O uso de placas também é muito necessário, especialmente no caso de atividades que duram mais, pois além de chamar a atenção dos funcionários para o perigo, deve-se relatar que uma atividade está ocorrendo naquele local.

3. Tenha cuidado ao escolher sinalização

O Conect já está trabalhando com equipamentos que vêm com sinalização integrada para evitar quedas ou passagens por espaços com espaço limitado. Por exemplo, temos um sistema monopé móvel e portátil com uma base de trilhos.

Com este equipamento, é possível, por exemplo, remover e remover o funcionário de um bueiro subterrâneo, enquanto a base do trilho de proteção atua como uma barreira física e sinalização para executar o serviço e impedir a abordagem de terceiros – também fornecendo a necessidade para lá cones ou faixas de isolamento.

A tinta refletora amarela dos trilhos também se distingue desse monopé ao sinalizar em um espaço fechado, porque facilita a visão longa ou escura do perigo iminente de uma colisão ou queda.

O engenheiro de segurança no trabalho desempenha um papel crucial na escolha do equipamento, portanto, ele está ciente das funções e tecnologias integradas. A escolha de sinais luminosos, bipes, sirenes, lanternas e luzes fixas ou móveis deve atender à demanda de cada serviço de maneira personalizada.

Aprenda a sinalizar o acesso e o acesso a espaços confinados

Não há sinalização específica para abrir e resgatar alguém. É necessário sinalizar o ambiente de trabalho e seu ambiente se apresentar riscos ainda maiores (como contaminação e explosão). No caso de resgate em um espaço confinado, a sinalização é necessária quando esse resgate estiver atrapalhando seu ambiente, especialmente se houver tráfego de veículos ou pessoas.

Enquanto sinais, etiquetas, trilhos, bipes e luzes estão instalados conforme necessário para a execução do serviço, os sinais de resgate são fornecidos apenas se houver vítimas – sejam os próprios funcionários ou terceiros que caíram no bueiro, por exemplo.

De qualquer forma, o plano de resgate deve estar presente antes do início do trabalho, uma obrigação imposta pela NR 33. A equipe de resgate não depende do sinal de resgate para ter sucesso, pois instala os avisos corretos para o isolamento da área. satisfazer plenamente as necessidades de resgate da vítima.

Conheça o Conect e como ele pode ajudá-lo na sinalização em espaços confinados

Somos uma empresa que atua no campo da segurança no trabalho há mais de duas décadas: oferecemos consultoria personalizada e vendemos equipamentos úteis para atividades perigosas, como mencionado nesta posição e trabalhamos em altura.

Preocupamo-nos com a portabilidade, facilidade de uso, identificação e sinalização que podem otimizar a prestação de seus serviços, enquanto a segurança de sua equipe é priorizada.

A Conect está constantemente procurando desenvolvimentos de mercado. É por isso que nosso equipamento tecnológico integrado é útil tanto para atividades quanto para sinalização em espaços confinados, tudo em uma solução.

Se você precisar de acesso sinalizado, mas não puder criar um ponto de ancoragem, podemos oferecer um ponto de ancoragem móvel. Este é apenas um exemplo de como podemos facilitar as atividades da sua empresa e a rotina de trabalho.

A sinalização em espaços confinados é mais do que apenas a aplicação pelas autoridades reguladoras; é uma maneira de promover com segurança atividades complexas, não apenas para quem as executa, mas para todos os que as rodeiam que podem ser direta ou indiretamente afetados. Deseja soluções personalizadas e suporte para técnicos com ampla experiência em materiais? Contate o Conect!

Submit a Comment