Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

seo
No Comments

KPIs de otimização da App Store que você deve seguir

Marcos Frota

A otimização da App Store é um negócio complicado. Não há KPIs claros que você encontraria em outros departamentos de marketing, como anúncios no Facebook ou no Google. Provavelmente, isso ocorre porque o foco do ASO está nas instalações orgânicas. Mas ainda assim, deve haver uma maneira de medir o sucesso de uma estratégia da ASO, certo?

Publicamos anteriormente como o rastreamento de desempenho do ASO não é fácil, mas existem algumas estatísticas que podem ser analisadas para fornecer uma boa indicação.

Nesta postagem, compilamos uma lista dos principais KPIs da ASO para ajudá-lo a medir o sucesso orgânico do seu aplicativo:

Instalações orgânicas de aplicativos

O objetivo principal de todo o trabalho do ASO é obter um número maior de usuários orgânicos de alta qualidade para seu aplicativo, reduzindo finalmente o CPI (custo por instalação) ao longo do tempo. É importante observar o relacionamento entre instalações orgânicas e pagas – um plano de aquisição de usuários consistente e bem estruturado ajudará a promover o aumento adicional de usuários pagos ao longo do tempo e levará a uma maior conscientização nas várias plataformas.

Por sua vez, isso pode levar a um número maior de instalações orgânicas.

Embora as instalações orgânicas sejam motivadas por muitos fatores que nem sempre são previsíveis, existem várias maneiras de influenciar o número de usuários orgânicos, incluindo a otimização de palavras-chave e gráficos (o que melhora a visibilidade e a conversão de pesquisas), que comentaremos mais tarde.

Renda do aplicativo

(Depende de como o aplicativo gera receita)

Embora o ASO não esteja diretamente relacionado à geração de receita com o aplicativo, ele pode ter um efeito positivo na receita do aplicativo. Controlar instalações orgânicas não vale muito se os programas de instalação não se tornarem usuários freqüentes e esses usuários eventualmente se converterem em IAPs (compradores no aplicativo). Se for gerenciado corretamente, o ASO tentará não apenas garantir mais instalações, mas também usuários de qualidade.

Ao rastrear indicadores de negócios no aplicativo, como FTD e / ou ARRPU, você pode estimar aproximadamente o valor monetário dos usuários. No entanto, isso pode se tornar bastante difícil, dependendo da estratégia de geração de receita do aplicativo. Você sempre pode escolher uma abordagem mais pragmática e separar o funil de marketing do produto.

Se você quiser saber mais sobre isso, confira o blog do Itai aqui sobre a evolução da otimização da loja de aplicativos!

Classificação de palavras-chave

A otimização adequada de palavras-chave é uma parte essencial do processo ASO e é alcançada ao segmentar palavras-chave relevantes ao aplicativo e com alta pontuação de pesquisa. O objetivo final é ter um grande número de palavras-chave relacionadas ao aplicativo nas primeiras posições (1-20). Maior visibilidade de pesquisa significa maior visibilidade orgânica para o aplicativo, o que, por sua vez, leva a um número maior de instalações orgânicas.

O Google entendeu a necessidade de se aprofundar em seus dados para otimizar o desempenho do aplicativo na Play Store, então eles começaram a mostrar o relacionamento entre palavras-chave e instalações. Ao focar nessas palavras-chave, você pode melhorar seus rankings.

Classificações da categoria de aplicativos

Uma posição alta dentro de uma categoria geralmente é alcançada pelo volume do total de instalações, ou seja, quanto mais instalações um aplicativo tiver, maior a chance de ele ser classificado em uma posição alta.

Isso se refere à primeira seção que discute instalações orgânicas – uma estratégia de UA forte e consistente aumentará o volume de instalações pagas, o que, por sua vez, provavelmente aumentará as instalações orgânicas e levará a um volume maior de instalações totais, que resultam em um posicionamento alto na categoria de aplicativo.

A posição alta alcançada pelo aplicativo aumentará ainda mais a posição do aplicativo em sua categoria e levará a uma conscientização mais orgânica, levando a um número maior de instalações orgânicas.

CVR (taxa de conversão)

Esse é outro aspecto importante que deve ser considerado como parte de uma boa estratégia da ASO. O CVR mede a conversão de impressões em visualizações de página e de visualizações de página em instalações.

Existem algumas maneiras de aumentar a CVR, mas a melhor maneira é testar gráficos diferentes com o teste A / B. Atualmente, isso se aplica principalmente ao Android e parcialmente ao iOS – o Android tem todos os recursos criativos disponíveis para o teste A / B do aplicativo, enquanto o iOS permite apenas diferentes grupos de gráficos e sequência de capturas de tela através do recurso Teste de conjuntos criativos de anúncios pagos da Rede de Pesquisa da Apple.

Você deseja verificar a CVR para o teste A / B no Google Play, porque o teste não significa necessariamente que ele será melhor convertido, mesmo que uma variante funcione bem.

Visualizações de página

A visualização da página é composta por vários ativos orientados ao ASO que visam melhorar as taxas de conversão. Ele pode ser dividido em duas categorias: ativos orientados à conversão e ativos orientados a palavras-chave.

Os ativos de palavras-chave consistem na descrição e no título completos, enquanto os ativos de conversão geralmente consistem em imagens – a função gráfica ou vídeo, ícone, capturas de tela e descrição curta (embora esses recursos também sejam relevantes para a estimulação de palavras-chave, o foco está no na conversão).

Impressões

Impressões são o número de vezes que um aplicativo foi visualizado na página de resultados da pesquisa, não importa quão curto seja. Essa é essencialmente a primeira parada no funil do aplicativo após a primeira pesquisa por palavra-chave.

A impressão é um fator importante ao converter o navegador em um programa de instalação, como o aplicativo em questão concorre com muitos outros aplicativos em sua categoria, é vital garantir que o instalador em potencial perceba o aplicativo.

Isso pode ser alcançado com um título relevante e cativante, além de um ícone atraente. No iOS, os resultados da pesquisa também exibem três capturas de tela de cada aplicativo (uma ou todas também podem ser reproduzidas automaticamente). É importante fazer bom uso desse espaço para se destacar entre outros resultados de pesquisa.

CTR

Você pode visualizar a CTR como um resumo do funil de instalação completo. A CTR (Taxa de Cliques) mede o sucesso (ou eficácia) da estratégia ASO usada. O sucesso é determinado pelo número de usuários que acessam e instalam o aplicativo desde a primeira etapa de pesquisa, a impressão, a visualização da página e, finalmente, a instalação.

Segue KPI da ASO

Seguindo as práticas recomendadas da ASO, é possível garantir que você atenda aos seus KPIs pessoais e, por fim, instalar e aumentar a retenção. Se você deseja acompanhar todos os KPIs acima, a equipe técnica yellowHEAD também poderá recuperar os dados do Google Play Console, App Store Connect e MobileAction para criar um painel com todos os dados coletados – tornando Alison sua parar loja para todas as coisas ASO!

Você também pode usar uma variedade de ferramentas ASO para aproveitar ao máximo seus esforços.

Se você tiver dúvidas sobre a otimização da App Store ou como a equipe yellowHEAD pode ajudá-lo a cumprir os KPIs do seu aplicativo, entre em contato!

voltar ao blog

(função (d, s, id) {

var js, fjs = d.getElementsByTagName (s)[0];

if (d.getElementById (id)) retorna;

js = d.createElement (s); js.id = id;

js.src = "http://connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5&appId=636087569854615";

fjs.parentNode.insertBefore (js, fjs);

} (documento, & # 39; script & # 39;, & & 39; facebook-jssdk & # 39;)

Submit a Comment