Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

seo
No Comments

Otimização da App Store (ASO) – Guia do Google Play

ASO Google Play Guide
Marcos Frota

ASO Google Play Guide

Publicamos recentemente a seção ASO para iOS deste guia. Agora vamos para o Google Play!

Neste artigo, descreveremos o processo de pensamento que um especialista em otimização da loja de aplicativos passa ao otimizar a listagem de um aplicativo Android na Google Play Store. Abordamos dois tópicos principais – Otimização de pesquisa e Otimização de conversões – e oferecemos algumas informações adicionais.

Se você tem um aplicativo ativo na Google Play Store, provavelmente escolheu palavras-chave que deseja segmentar na sua lista de aplicativos que podem ou não funcionar melhor para você.

No yellowHEAD, optamos por otimizar as listagens de aplicativos por meio da tomada de decisão baseada em dados. Acompanhe e aprender a otimize suas palavras-chave orgânicas com ARPPU (Receita média por usuário pagante).

Sumário:

Otimização de pesquisa do Google Play:

Nesta seção, orientamos você nas partes mais importantes de um aplicativo Android que requerem atenção para otimizar a capacidade de busca orgânica das pesquisas.

Metadados das regras:

Um aspecto importante do ASO é o uso completo da lista de aplicativos. Isso pode parecer simples, mas é necessária muita estratégia para obter resultados.

Existem três elementos principais na loja que são usados ​​para otimizar a visibilidade de pesquisa de um aplicativo: título, descrição curta e descrição longa.

Para cada um desses elementos, aprofundaremos o entendimento de nossos especialistas em ASO sobre como o algoritmo de pesquisa do Google Play indexa esses metadados específicos.

Título do aplicativo:

Esta parte do texto consiste em 50 caracteres (incluindo espaços). Deduzimos que o algoritmo de busca possui uma escala hierárquica, cujo título está no topo.

As palavras-chave que aparecem no título devem, portanto, ser da maior importância em relação aos volumes de pesquisa e relevância para o aplicativo.

O título do aplicativo geralmente contém o nome do aplicativo, seguido pelas palavras-chave mais relevantes que fornecem a proposta de valor do aplicativo – tudo dentro do limite de tamanho.

breve descrição:

A descrição resumida consiste em um máximo de 80 caracteres. Na escala hierárquica do algoritmo de pesquisa, a descrição resumida ocupa o segundo lugar após o título do aplicativo.

Além de um efeito significativo na visibilidade das pesquisas, a breve descrição é uma ferramenta poderosa para otimizar a conversão. O teste A / B da breve descrição regularmente é altamente recomendado.

Continue lendo para obter mais informações sobre estratégias de teste A / B.

descrição longa:

A descrição do aplicativo pode ter no máximo 4000 caracteres. A descrição longa não é mais visível à primeira vista na página do aplicativo. Para abrir o texto completo, os usuários devem clicar no botão "Leia mais" para visualizar a descrição.

Aqui está a força para a segmentação por palavras-chave. A descrição é a sua localização para segmentar exatamente as frases correspondentes. Sabe-se que os primeiros 160 caracteres têm mais peso na segmentação, verifique se as palavras-chave mais populares e relevantes estão posicionadas corretamente.

Você pode usar o restante da sobretaxa de texto para se concentrar em outras palavras-chave de cauda longa. Crie uma descrição que destaque os USP do seu aplicativo com conteúdo suave e atraente em um layout organizado. Evite palavras-chave semelhantes a spam!

Segmentação com palavras-chave longas e termos de pesquisa de marca:

Palavras-chave e termos de pesquisa ajudam os aplicativos a serem descobertos.

Dividimos as palavras-chave em três grupos: palavras-chave curtas, palavras-chave longas e termos de marca.

  • Palavras-chave curtas
    • Palavras-chave com uma palavra como & # 39; game & # 39; ou & # 39; educação & # 39;
    • Alto volume de pesquisa
    • Significado geralmente amplo
    • Muito competitivo
    • Fácil de apontar devido ao comprimento
  • Palavras-chave de cauda longa
    • Palavras-chave com várias palavras, como & # 39; jogo de cassino grátis com bônus & # 39; ou & # 39; cursos on-line para crianças & # 39;
    • Quanto maior a frase, menor o volume de pesquisa (geralmente)
    • Menos competitivo
    • Mais difícil de segmentar como uma correspondência exata
  • Termos de pesquisa de marca
    • Condições que incluem frases específicas da marca (sua marca ou concorrentes)
    • Alto volume de pesquisa de marcas populares
    • Muito competitivo
    • É contra as melhores práticas direcionar as condições da marca dos concorrentes

O que influencia o algoritmo de busca? Principais fatores de classificação do Google Play:

A hierarquia do título, a descrição curta e a descrição longa desempenham um papel importante no algoritmo de classificação de palavras-chave. Além disso, a frequência com que cada palavra-chave é mencionada afeta o algoritmo. No entanto, quando você se concentra em palavras-chave com foco na frequência, é importante evitar spam ou usar uma palavra-chave com muita frequência.

O algoritmo do Google Play está sempre evoluindo e incorpora mais variáveis ​​em seu processo. Obviamente, a loja deseja promover produtos da mais alta qualidade para estimular maior satisfação do usuário. O modo como uma página de aplicativo segmenta palavras-chave é apenas um dos muitos fatores levados em consideração.

A localização dos resultados da pesquisa ou categorias específicas é determinada por fatores adicionais, como taxas de instalação e desempenho do produto. Por exemplo, vimos que a velocidade da instalação está intimamente ligada aos rankings das categorias.

Que influência o algoritmo do Google Play tem no produto?

No Console do desenvolvedor do Google Play (GPDC), há uma seção chamada Android Vitals que fornece dados relacionados ao desempenho com referências. O Google declara: "Os principais sinais vitais são um dos vários fatores que influenciam como os aplicativos são descobertos e recomendados no Google Play."

Recomendamos verificar constantemente a taxa de falhas, os quadros congelados e a taxa de ANR (o aplicativo não está respondendo). Quando um desses pontos vitais do aplicativo excede o valor de referência especificado, vimos que isso afeta a visibilidade do aplicativo de maneira negativa.

Práticas recomendadas em metadados:

O algoritmo de pesquisa do Google Play indexa os metadados mencionados (título, descrição curta e descrição longa) e organiza um aplicativo para diferentes palavras-chave. Acreditamos que cada aplicativo deve ter sua própria estratégia para otimizar a visibilidade das pesquisas.

Conforme discutido, as palavras-chave nos metadados são indexadas de acordo com um método hierárquico. Se você tiver isso em mente, poderá ajustar uma estratégia de segmentação por palavras-chave adequada ao seu aplicativo.

Para aplicativos com alta velocidade de instalação, pode ser realista segmentar palavras-chave curtas de alta qualidade. Por outro lado, para aplicativos que ainda são relativamente pequenos, segmentar palavras-chave de cauda longa relevantes é uma estratégia mais realista para gerar visibilidade de pesquisa.

Se você entende quem está competindo por quais palavras-chave, pode determinar como otimizar melhor a visibilidade da pesquisa.

Uma maneira de identificar quais palavras-chave segmentar é através da inteligência dos concorrentes que produzimos para nossos clientes. Analisamos quais palavras-chave os concorrentes estão segmentando e analisamos opções inexploradas de palavras-chave de alta qualidade.

A tabela abaixo mostra as palavras-chave que usamos para descrever aplicativos concorrentes. Obtemos dados sobre a pontuação da pesquisa (volume) para verificar se essas palavras-chave são relevantes e, em seguida, investigamos quem segmenta essas palavras-chave e quem não.

Nesse caso, você verá as palavras-chave relevantes com a maior pontuação de pesquisa, além do número de vezes que elas são mencionadas na descrição de cada aplicativo.

Como você pode ver, há várias palavras-chave de alta qualidade que não são segmentadas pelo App 2. Isso se traduz em perda de visibilidade da loja e falta de otimização de pesquisa para este aplicativo.

Segmentação de palavras-chave - informações da concorrência

Localização, idioma padrão e listagens de lojas personalizadas

O local da página do aplicativo é uma vantagem e uma ferramenta para o seu aplicativo.

A localização para ASO é a arte de entregar uma mensagem de aplicativo com base na pesquisa de palavras-chave locais. A otimização da listagem da sua loja de aplicativos para diferentes idiomas significa que seu aplicativo será incluído nos resultados de pesquisa do usuário em diferentes áreas geográficas, aumentando a visibilidade e a conversão globais.

Veja a lista completa de idiomas para localização de listagens de lojas no Google Play.

A seguir, lembre-se de algumas coisas ao localizar a página do seu aplicativo no Google Play:

  • Seu aplicativo tem uma entrada como entrada padrão, o que significa que é usada em todos os países para os quais você não fez uma entrada especial.
  • Embora a lista de idiomas acima seja às vezes limitada a regiões maiores (por exemplo, espanhol – América Latina), existe uma opção para as listas de lojas personalizadas irem para um país específico quando necessário.
  • É vital realizar pesquisas de palavras-chave como uma etapa do processo de localização para descobrir as frases de palavras-chave locais mais populares. Uma maneira de encontrar palavras-chave de cauda longa para mercados localizados é usar as sugestões de pesquisa na Web e / ou Play do Google nesse país.

Por exemplo, se você pesquisar no Google.de a palavra-chave alemã "spielautomat" ("slot machine"), o "spielautomat de preenchimento automático será gratuito" como a primeira sugestão.

Para uma medição do volume de pesquisa e da relevância de cada país específico, recomendamos que você crie combinações de palavras-chave de cauda longa e envie-as para uma ferramenta de acompanhamento de palavras-chave. Também recomendamos que você assista à competição para ver quem está nas primeiras posições desses grupos de palavras-chave. Dica rápida: verifique novamente se o termo de pesquisa está correto e relevante, visualizando os resultados da pesquisa nas Imagens do Google.

  • Se você deseja obter mais informações sobre como localizar a listagem do seu aplicativo pode beneficiar seu aplicativo e / ou se pergunta em quais países deve se concentrar em localizar a página do aplicativo, entre em contato. Equipe ASO.

Outra nota – A localização não é apenas para o exterior. A localização para os principais países, como Canadá, Grã-Bretanha e Austrália, é altamente recomendada, pois as palavras-chave e os volumes de pesquisa são diferentes dos dos EUA.

Para aplicativos de cuidados com o bebê, & # 39; fraldas & # 39; ser uma palavra-chave forte nos EUA, mas o termo paralelo "fraldas" é popular na Grã-Bretanha.

Se seu aplicativo for para uso local (por exemplo, Clima ou Imóveis), pesquise por termos de palavras-chave específicos da cidade / região. & # 39; apartamentos em Nova York & # 39; contra os apartamentos de Londres Por exemplo, tenha pontuações de pesquisa diferentes, dependendo do país que você está segmentando.

Para atualizar a lista de aplicativos:

A atualização de uma lista de aplicativos na Google Play Store é bastante fácil em comparação com a iOS App Store. Todas as funções na página do produto do aplicativo podem ser atualizadas a qualquer momento e entram em vigor dentro de algumas horas.

Lembre-se de que o Google possui um algoritmo de aprendizado de máquina que analisa as atualizações de aplicativos e analisa os metadados antes de ativar as alterações.

Algumas violações de metadados pesquisadas pelo Google são:

  • Uso de blasfêmia ou linguagem obscena nos metadados
  • Recursos gráficos que exibem material inadequado
  • As capturas de tela não mostram o aplicativo em uso (jogabilidade)
  • Para jogos – mencionar qualquer relação com jogos de azar ou pagamentos em dinheiro real
  • Conteúdo com plágio – evite usar conteúdo de outro aplicativo ou que não seja seu

Otimização de conversões:

Como em qualquer esforço de marketing de aplicativos, a exposição (visibilidade das pesquisas) é apenas a primeira parte do processo. Ele deve ser seguido pela conversão: permita que os usuários que viram seu aplicativo o façam o download. Nesta seção, discutiremos alguns dos aspectos mais importantes que influenciam a conversão no mundo ASO do Google Play.

Recursos gráficos na loja e sua importância:

Na Google Play Store, existem vários meios gráficos com os quais os desenvolvedores de aplicativos podem comunicar o valor do seu produto. Abaixo está uma lista dos ativos e algumas informações sobre seu valor na loja:

Ícone da aplicação:

O ícone do aplicativo tem grande influência, não apenas na marca, mas também na conversão e retenção de usuários. Este item é um dos primeiros elementos da página do aplicativo aos quais um usuário está exposto.

Marcas conhecidas podem achar mais fácil selecionar um ícone de aplicativo, pois pode ser o mais influente em manter sua marca reconhecível. Aplicativos menos conhecidos devem contar com elementos marcantes do aplicativo.

Ao longo dos anos, adquirimos considerável experiência em testes A / B e estamos constantemente encontrando tendências que influenciam nossas decisões ao criar imagens para nossos parceiros. Embora existam algumas práticas recomendadas conhecidas e tendências atuais, é recomendável tomar decisões baseadas em dados sempre testando variações gráficas de cada elemento da página do aplicativo. Você nunca sabe – às vezes até uma variação aparentemente pequena, como a cor de fundo de um ícone, pode influenciar sua taxa de conversão.

Existem várias tendências principais que influenciam a conversão, dependendo do setor. Por exemplo, na indústria de jogos, o uso de um rosto costuma ter um efeito positivo na conversão. Com base na experiência de alguns jogos líderes, recomendamos regularmente o teste A / B, destacando um personagem e, especificamente, o rosto do personagem, desde que seja relevante para o aplicativo.

Imagem funcional:

A imagem da função é exclusiva da Google Play Store e não aparece na iOS App Store. Atualmente, este elemento é exibido como plano de fundo quando há um vídeo na lista. O botão de reprodução de vídeo aparece no centro da imagem, o que deve ser levado em consideração ao criar a imagem.

Se não houver vídeo na lista, nenhuma imagem gráfica será visível.

screenshots:

As capturas de tela do seu aplicativo são uma ótima maneira de comunicar ao mundo sobre o que é seu aplicativo e quais são as proposições de valor mais importantes. Pesquisas sobre o comportamento do usuário mostraram que menos de 3% dos usuários realmente abrem e leem a descrição. É por isso que nos esforçamos para usar os elementos gráficos para contar uma história, em vez de simplesmente confiar no texto.

Como um dos elementos gráficos mais importantes, as capturas de tela nos permitem contar nossa história com mais espaço do que qualquer outro elemento gráfico e, portanto, a maioria dos aplicativos combina texto nas capturas de tela.

Vídeo do aplicativo:

O vídeo do aplicativo é um elemento gráfico adicional opcional, mas aos nossos olhos um especialista da ASO, um ativo que não deve ser esquecido. Com o Google, cada aplicativo pode exibir um vídeo na página do produto que aparece no início da galeria de capturas de tela.

O vídeo e as capturas de tela devem funcionar em harmonia e levar em consideração o estilo das imagens gráficas na loja.

Embora no iOS geralmente recomendamos consistência na orientação paisagem / retrato entre capturas de tela e vídeo, no Google Play, os vídeos retrato são bastante desconfortáveis ​​porque o vídeo é reproduzido no YouTube (formato paisagem).

No entanto, sempre enfatizamos a importância de decisões baseadas em dados e recomendamos testar todas as opções gráficas na página do produto.

Teste A / B – prós e contras, melhores práticas

O Google Play possui uma ferramenta de teste A / B incorporada no console do desenvolvedor que está disponível para todos os aplicativos.

A ferramenta está na guia Atendimento da loja e é chamada de Experiências da lista da loja. As experiências podem variar do teste A / B dos vários elementos gráficos da loja ao teste de metadados, como a descrição curta e a descrição longa. O único elemento que não pode ser testado é o título (e, claro, classificações / críticas e outras estatísticas sobre o aplicativo).

Abaixo estão alguns benefícios do teste A / B na Google Play Store:

  • Ferramenta gratuita para teste A / B e otimização de conversão
  • Capacidade de testar uma ampla variedade de elementos da lista de aplicativos: ícone, imagem da função, capturas de tela, vídeo, descrição curta, descrição longa
  • Repartição dos resultados dos testes tanto pelos primeiros instaladores quanto pelos instaladores de 1 dia
  • Possibilidade de testar até 3 novas variantes em relação à versão atual
  • Capacidade de executar testes A / B globais em todas as listas simultaneamente e testes A / B localizados em listas específicas

Algumas coisas a ter em mente:

  • Nenhuma opção para testar o título A / B.
  • O tráfego para o aplicativo é necessário para obter resultados – para aplicativos pequenos, o teste A / B pode demorar muito tempo.
  • É recomendável que você não atualize uma entrada durante um teste A / B para garantir que os dados estejam corretos e não sejam modificados pela própria entrada.
  • Você não pode enviar mais de 50% do tráfego para as páginas de aplicativos testadas. Isso significa que se você testar 4 variantes (atualmente + mais 3), poderá enviar 16,66% do tráfego para cada variante testada. Se você não tiver tráfego suficiente, use menos variantes para obter significância mais rapidamente.
  • O nível de significância é definido como 90% em um teste bidirecional.
  • Veja o guia de fontes aqui.

O que os usuários da Play Store estão vendo?

Quando os usuários encontram um aplicativo na loja, geralmente olham mais para certos elementos do que para outros. Compreender o que os usuários veem quando decidem se desejam baixar um aplicativo é crucial para otimizar a conversão.

A pesquisa sobre o comportamento do usuário dos serviços de teste A / B, como o StoreMaven, mostrou em quais elementos da lista de lojas devemos nos concentrar.

  • Em média, apenas 5% dos visitantes tocam em Leia mais para ver a descrição completa
  • A maioria dos visitantes não percorre todas as capturas de tela
  • Os visitantes passam em média de 3 a 7 segundos na página de listagem da loja
  • Gravar um vídeo pode resultar em uma enorme conversão

Portanto, é importante manter uma estratégia focada e direcionada ao executar testes A / B para suas listagens.

Obter exposição na App Store

O Google Play começou a compartilhar mais dados sobre tráfego orgânico ao longo dos anos.

Na guia Aquisição de usuários em Relatórios de aquisição, os dados orgânicos são divididos no tráfego originado em Explorar (usuários navegando na loja) e Pesquisar usuários expostos ao aplicativo por meio de um termo de pesquisa.

O mais interessante dos dois são os dados de pesquisa, porque agora podemos obter dados sobre termos de pesquisa exclusivos que trouxeram tráfego para o aplicativo e visualizar os funis de economia e a receita de cada termo.

Uma grande desvantagem desses dados é que não há opção para baixá-los. Para visualizar os dados, eles devem ser copiados manualmente por enquanto. É altamente recomendável que você conclua esse processo complicado – ele fornece informações reais sobre o verdadeiro valor das suas metas de palavras-chave em termos de taxas de FTD (primeiro depósito inicial) e ARPPU (receita média por usuário pagante).

Nossa equipe da ASO realiza regularmente essa avaliação para garantir que alcancemos os melhores resultados com as melhores metas para cada aplicativo específico.

Entender a diferença entre Pesquisar e Explorar na Google Play Store é um passo à frente na compreensão da importância de aparecer.

Existem várias maneiras pelas quais um aplicativo pode obter visibilidade extra na loja, mas os aplicativos devem ser elegíveis para isso. Alguns aspectos a serem lembrados antes de se inscrever são:

  • Qualidade do aplicativo: Verifique se o seu aplicativo é de alta qualidade e atualizado com os recursos e atualizações do Google Play. Torne seu aplicativo também compatível com todos os dispositivos Android.
  • Vá para o mundo todo: O Google suporta aplicativos que segmentam todos os usuários em todo o mundo. Ao localizar seu aplicativo, seu produto está disponível para mais usuários. Siga o exemplo com as listagens de lojas e os destinos de palavras-chave.
  • Seja notado: Obter o Google Buzz na Web é um passo para ser notado pela equipe editorial do Google. A atividade de RP pode levar a um crescimento ainda mais orgânico.
  • Avaliações e classificações: Aplicativos com altas pontuações de avaliação e boas avaliações são exibidos com mais frequência. Eles são indicadores de um produto com um bom preço.

Ferramentas e análise ASO

Ferramentas da Web:

Existem várias ferramentas que a equipe da ASHE no yellowHEAD usa todos os dias para nos ajudar em nosso trabalho.

Abaixo está uma lista de algumas ferramentas ASO:

  • Extensões do Chrome para visualização na área de trabalho
  • Promoção móvel, AppTweak, Sensor Tower, App Annie para rastrear palavras-chave, insights e inteligência dos concorrentes
  • As planilhas do Google têm várias fórmulas úteis = traduzir por googlet e = detectar idioma – que ajudam a traduzir listas e listas de palavras-chave em diferentes idiomas, como ponto de partida para a pesquisa de palavras-chave; = junte-se a nós para mesclar palavras-chave em uma sequência separada por vírgula (para fazer upload para rastreadores)
  • Ferramentas de SEO como SEMRush (também uma ferramenta de extensão), Responda ao público, Google Ads / Trends, sugestões de pesquisa, shuffler de palavras-chave etc.

Fique de olho no nosso blog para obter mais dicas e ferramentas que usamos.

Analisando estatísticas do ASO – Alison Analytics:

O Alison Analytics é um painel de visualização de dados que desenvolvemos e usamos regularmente. A nova tecnologia de análise de dados reúne dados do console do desenvolvedor do Google Play e do App Store Connect por meio da integração da interface de programação de aplicativos, a partir da qual coletamos informações úteis.

O Alison Analytics é um painel totalmente personalizável, com visualização e análise intuitivas de impressões, visualizações de página e instalações; pago a relacionamentos orgânicos; proporções da instalação à remoção; e mais Todos esses dados podem ser detalhados por país, período e fonte.

A tecnologia atualiza automaticamente os dados diariamente de maneira totalmente privada e segura. No futuro, a integração com o AppsFlyer, Adjust e Kochava está atualmente na versão beta e a plataforma também deve incluir relatórios automatizados de classificação de palavras-chave.

Finalmente:

Como parte dos esforços para otimizar o desempenho orgânico dos aplicativos na Google Play Store, os especialistas da ASO têm muitas ferramentas e técnicas para trabalhar. A chave é entender como você pode mesclar tudo para obter melhor desempenho e atrair os usuários certos.

Os três pilares da otimização da App Store são visibilidade, conversão e localização. Neste artigo, abordamos todas essas três áreas com dicas de especialistas.

Entre em contato conosco para mais informações.

voltar ao blog

(função (d, s, id) {

var js, fjs = d.getElementsByTagName (s)[0];

if (d.getElementById (id)) retorna;

js = d.createElement (s); js.id = id;

js.src = "http://connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5&appId=636087569854615";

fjs.parentNode.insertBefore (js, fjs);

} (documento, & # 39; script & # 39;, & & 39; facebook-jssdk & # 39;)

Submit a Comment